Luzia - Crítica de cinema

Ensaios e resenhas de alunos da Universidade Federal de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco / (Editoração - Angela Prysthon) / prysthon@gmail.com

sábado, 14 de fevereiro de 2015

India Song – Marguerite Duras, 1975, por Felipe Leal

›
Seja em abordagem temática ou estética, a produção audiovisual que Marguerite Duras realizou, se inserida na leva de cineastas da...
Um comentário:

“Cria Cuervos” (1976), de Carlos Saura, por Matheus de Arruda

›
Um drama com jeito de thriller, ou talvez um thriller com jeito de drama. Em sua natureza “Cria Cuervos” é um estudo de caráter minu...
4 comentários:

As Depravadas Margaridas, por André Maia

›
Tudo está indo mal neste mundo. Neste mundo do leste europeu, neste mundo da Praga de Vera Chytilová. Anos sessenta do século passado....

Turistas (Force Majeure), por Júlio Pereira

›
O que você faria numa situação de perigo: pensaria apenas em si ou cuidaria antes de sua família? Esse questionamento pode parecer uma...

"O fundo do coração" (1982), por Vanessa Beltrão

›
Frannie (Terry Gaar) é uma vitrinista que cria paisagens de lugares paradisíacos a partir de fotos e tudo o que ela quer é fugir da...

À espreita da fé (Stalker, Andrei Tarkovsky),por Danilo Tácito

›
Fé: Coragem de acreditar em algo que nos foi prometido e ainda não vemos, mas que esperamos, baseados na fidelidade da palavra que n...
Um comentário:

Mestre das Canções. Sayat- Nova (A cor da romã, 1968, Sergei Paradjanov), por Lorena Arouche

›
Sayat- Nova não é um filme corriqueiro. Sayat- Nova não é um filme narrativo ou biográfico. Muito embora represente cronologi...

Recordações da Casa Amarela (Portugal, 1989, dirigido por João César Monteiro), por Carla Bellot

›
Esta comédia portuguesa conta das palhaçadas de João de Deus (uma versão cinemática do diretor e roteirista João César Monteiro), ...

A paulada de Marilyn Jordan (BASEADO EM FATOS SURREAIS), por Matheus Beltrão

›
PÉROLAS: um macaco é questionado por uma menina se não preferia estar em seu habitat natural Uma dona de casa desespe...

Das memórias vistas, por Raian Oliveira

›
Fico me perguntando se por acaso gravasse tudo aquilo que vejo, quais seriam as imagens projetadas. Me pergunto quantos momento...

"O mensageiro", por Hugo Nogueira

›
Vítima do macarthismo nos Estados Unidos, impedido de trabalhar em Hollywood, Joseph Losey refugia-se no Europa. Entre os filmes realiz...
2 comentários:

"As duas faces da felicidade", por Juliana Soares Lima

›
A primeira sequência do filme, um imenso jardim de girassóis onde se vê ao fundo uma pequena família, que é também uma família na vida...
Um comentário:

Natureza e transcendência, por Jonas Menezes

›
“O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre nada e tudo.”  (Bl...

"Os anões também começaram pequenos", por Nuno Aymar

›
O cinema alemão deixou um grande legado no que se refere às  temáticas do grotesco, pitoresco ou simplesmente daquilo nos provoc...

"O imaginário romântico", por Juliane Travassos

›
"Num recanto, apoiada ao parapeito da muralha, estava uma mulher. Com os cotovelos apoiados no gradeamento, parecia olhar com m...

"Os verdes anos", por João Vitor Carvalho Silva

›
Considerado um ponto histórico na cinematografia portuguesa, sendo um dos primeiros filmes do Novo Cinema português, Os Verdes Anos  (...

Solidão e relações pessoais na modernidade, por Júlia Meireles

›
             Em seu quarto longa, ' O Mundo',  Jia Zhang-Ke retrata e insere o espectador na atmosfera da contemporaniedade, e...
Um comentário:
›
Página inicial
Ver versão para a web

Colaboradores

  • Prysthon
  • Unknown
Tecnologia do Blogger.