quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"8 ½ - Federico Fellini", por Wellington Júnio dos Santos


Perturbação. 8 ½ de Fellini é uma obra perturbadora tanto em seus elementos cinemáticos quanto nos elementos fílmicos. O filme aborda a crise criativa de um diretor de cinema que está vivendo sob uma tremenda pressão para delinear suas escolhas profissionais e amorosas. Guido (Marcello Mastroianni) é um aclamado diretor e se encontra acuado pelos seus colegas de trabalho, os quais insistem em conhecer sua nova empreitada. Porém ele ainda não sabe o que irá realizar, mesmo possuindo uma espécie de esboço de produção e passa a construir uma viagem.

A viagem onírica de Guido é uma confusão subversiva. Ora ele vive em uma conexão de indagações e cobranças, ora em uma imersão ao seu âmago em busca de ideias benevolentes. A condição conflituosa em que Guido se encontra o faz flutuar em seus compromissos. Sua feição é pouco permutável, o que revela seu estado de transe imaginativo, e suas atitudes são de esquiva. Feline deixa um sinal de preocupação no personagem quando o coloca em situações dramáticas e desconexas, contraponto com a sua aparência física sã, pois embora ele o apresente doente logo no inicio, Guido mantém um semblante neutro até o final. 

Com cenários suntuosos e atuações muito expressivas, Fellini pôde ousar com elementos teatrais e completamente ficcionais. A escolha das luzes incidentes, a mistura do presente com o passado, as alegorias marcantes são extremamente importantes para a associação realizada entre o delírio e a sanidade, entre vida pessoal e profissional. O filme é bastante sensual, provocativo e envolve diversas esferas sociais que compuseram a vida de Guido. A formação religiosa, o pecado, os desejos carnais insaciáveis, a relação familiar, entre outros, são os temas que Guido procurou transforma-los em roteiro. Contudo, o fracasso advindo do bloqueio que ele construiu o faz desistir de fantasiar sua incapacidade criativa. Por fim, todo devaneio se junta para compor a obra que ele constituiu involuntariamente, sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário