quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"Moonrise Kingdom", por Iago Fernandes


Com todas as peculiaridades e estilos únicos de filmar já conhecidos do diretor Wes Anderson, Moonrise Kingdom conta a história de um jovem casal que foge de suas rotinas diárias e de suas famílias e amigos para viverem e experenciarem o primeiro amor longe da sociedade. Talvez uma sinopse básica como essa já nos direcionasse para um filme de romance adolescente comum, isso se essa história não fosse situada na realidade à parte criada pelo diretor, onde a fantasia e a improbabilidade fazem parte do contexto.

 Moonrise Kingdom tem como protagonistas os jovens Sam Shakusky, escoteiro órfão marginalizado pelos colegas e pelos próprios pais adotivos, e de Suzy Bishop, que também não tem dos melhores relacionamentos com seus pais e seus irmãos. Os dois se apaixonam, e decidem fugir, para viverem juntos em um acampamento. Até que os outros escudeiros, assim como os pais de Suzy, percebem o desaparecimento, e partem numa busca para encontrar os dois. Sam e Suzy, apesar de serem praticamente crianças, possuem um relacionamento quase adulto, e durante o tempo que passam sozinhos, passam por fases que mostram que o amor que há entre os dois já é um sentimento mais maduro. Os diálogos e o próprio crescimento da intimidade entre os dois prova isso. Eles dividem seus sonhos, se beijam e descobrem seus corpos, e até tentam se casar mais para frente no filme. São atitudes que parecem ser obrigatórias para que que eles se consolidem como um casal. Tudo acontece num local e época que ficam indefinidos para o espectador, a história parece se desenvolver num universo paralelo à nossa realidade, onde as pessoas vivem e agem de formas diferentes.

Além do estilo de filmar peculiar do Wes Anderson, a fotografia também possui grande importância em Moonrise Kingdom, com uma amarelo bem intenso predominando, principalmente na primeira metade do filme, quando Suzy e Sam estão felizes juntos. Dependendo da situação e do clima da história e dos personagens, a paleta de cores muda, e pode-se perceber isso, por exemplo, na cena em que o chefe da polícia liga para o serviço social, e a tela fica dividida enquanto os dois conversam. No lado do chefe da polícia, predomina o marrom e amarelo, enquanto no outro lado, se tem uma paleta mais neutra, com azul e cinza. O elenco do filme é de peso, com Bruce Willis, Edward Norton, Tilda Swinton e Bill Murray nos papéis principais, mas são a Kara Hayward e o Jared Gilman, interpretando Suzy e Sam, que realmente brilham no filme. Em Moonrise Kingdom, Wes Anderson mostra, com toda sua originalidade, uma certa solidão e amargura com que os adultos lidam com um jovem primeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário