sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

"O Enigma de Kaspar Hauser" - Herzog, Werner (Alemanha, 1974), por Jennifer Silva

  
Uma pequena sinopse poderia ser esta: garoto é criado em um porão, longe de qualquer contato com outro ser humano, até um dia, já adulto, é finalmente libertado. Sem saber falar, andar ou sua própria identidade é levado para a cidade, onde é objeto de curiosidade e desprezo pela população local.
   O enigma de Kaspar Hauser conta a história de um homem que desde seu nascimento foi mantido em cárcere, sendo privado de uma "vida", sem contato com a sociedade. Graças a isso Kaspar não desenvolvera a sua linguagem, não conseguia andar e nem se comunicar, após ser retirado do lugar no qual foi mantido preso durante sua vida toda, foi deixado em uma cidade, onde causou grande estranhamento nos cidadãos locais por sua forma de agir. O mais interessante no filme, além de observar a evolução do personagem, é perceber como a educação tardia que lhe foi oferecida  agiu na moldagem de uma concepção diversa do mundo.

   A partir do filme podemos tirar muitas lições, entre as quais, aquela que afirma que o homem para ser o que é, necessita ter contato com outros homens. Ele por si só, é apenas um animal, tão quanto todos os outros. Outra poderia ser que o homem é o único animal que mesmo ficando como Kaspar Hauser, sem contato com a sociedade, mesmo demorando, aprende as primícias do homem, o falar, o raciocinar. Uma história que causa muita reflexão sobre o humano em nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário