sábado, 26 de junho de 2010

Uma noite nada difícil com os Beatles (A hard day’s night, Inglaterra 1964), por Renata Monteiro



Música e cinema nem sempre foram irmãos, mas quando a união surgiu ambos lados se beneficiaram. O cinema ficou mais dinâmico e a música encontrou um aliado para sua disseminação. Sendo dois dos mais populares meios de entreterimento, o cinema e a música criaram uma ligação muito forte e hoje imprescindível. De todos os gêneros musicais, o que mais se destacou dessa aliança foi o rock. Desde os papéis de Elvis Presley à filmes como “Pink floyd the wall”, o rock’n roll desfrutou do meio cinematográfico. Os Beatles foram a maior banda de rock de todos os tempos, e é claro eles não ficaram de fora das telonas. “A hard day’s night” (Os reis do iê iê iê, título no Brasil) é um filme do diretor Richard Lester, e o primeiro de sucessivos filmes que comporiam o lançamento de seus áluns homônimos (“Help” é um exemplo, que foi dirigido também por Lester).

Esses filmes teriam como intuito a promoção do álbum, de todas as músicas nele contidas, e da própria imagem da banda. Esse recurso foi muito usado na época, e não se restringia aos Beatles. Mas não só de intenções publicitárias se fez o filme, além de se tornar uma espécie de docuficção do “Fab Four”, o filme é considerado um marco na história do videoclipe.

No roteiro de Alun Owen (conterrâneo dos integrantes da banda), é relatado de uma maneira fictícia, o que se tornou a realidade da vida de John, Paul, George e Ringo após a fama e fenômeno que veio com ela, a “beatlemania”. Muitos fãs histéricos surgem na cena inicial, ao som da trilha principal “A hard day’s night”, correndo atrás dos Beatles. Essa cena ficou bastante conhecida, pois vemos os quatro rapazes fugindo da histeria de uma maneira muito engraçada. Além desse momento, o filme por completo possui esse tipo de números musicais, diegéticos ou não. É ai que encontramos sua relação com o videoclipe, por muitas vezes se esquece do filme e imerge-se no universo dinâmico videoclipe.

Elementos fundamentais do conceito de videoclipe surgiram com esse filme, um exemplo são as cenas de apresentações do grupo. O show é filmado por diversas angulações, e isso é utilizado até hoje para videoclipes de bandas em shows. Richard Lester chegou a receber um prêmio da MTV, o intitulando de “pai do videoclipe”. Ainda no enredo, o roteirista coloca os quatro rapazes numa jornada de Liverpool à Londres, onde eles terão de fazer de tudo para escapar do assédio dos fãs. Eles estão viajando de trem, e lá encontram com o personagem do avô de Paul MacCartney. John MacCartney é um “little old man”, que traz boa parte da comicidade ao filme, ele é o responsável por criar diversos conflitos. Segundo seu neto ele é um “vilão e causador de confusão”, além de tentar vender clandestinamente fotos autografadas da banda, ele influencia Ringo a aproveitar mais a vida e o rapaz é preso, e quase perde a apresentação ao vivo para a tv, na qual o grupo ia participar. O motivo da viagem é essa apresentação na tv que o grupo foi convidado.

Então, são retratados quase dois dias da vida dos Beatles, com muitas confusões, garotas e música. Nesse convite à intimidade dos rapazes descobrimos o estilo individual de cada um. Os Beatles são retratados como quatro rapazes descontraídos e com uma ligeira tendência a arrumar confusão. O grupo garante que tudo o que foi representado no filme, corresponde ao universo deles, e muitos dos diálogos da narrativa surgiram a partir de conversas originais, principalmente o caráter surreal presente neles.

O filme possui um tom irreverente, ocasionado por vezes pela banda e também pela direção de Richard Lester, bastante dinâmica e inserida no contexto da Swinging London. Numa cena em está havendo uma coletiva de imprensa com a banda, uma jornalista pergunta a Ringo se seu estilo é “moderninho” ou “rocker”, e ele responde que ele é um “mocker”, isso é uma crítica a imprensa da época que sempre rotulava a cultura. No momento em que Londres passava por transformações culturais, “A hard day’s night” afirma aquele espírito vigente na época, o de revolução cultural. O filme causou muito sucesso e hoje é uma referência, por criar essa “nova gramática”, aos filmes do gênero. O legado de “A hard day’s night” é extenso, muito se lucrou com o filme, não em termos comerciais (nem ao fato de George ter conhecido nas filmagens sua futura esposa), mas à importância do filme para o cinema e a música, para época, para outros dispositivos audiovisuais, e, sobretudo, como um registro da banda em uma forma recordação aos fãs dos Beatles, que até hoje reforçam, não mais de uma maneira histérica, a “beatlemania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário