domingo, 4 de julho de 2010

“Você não vale nada, mas eu gosto de você”, por Ruana Pedrosa


“Você não vale nada, mas eu gosto de você”. Enxerguei esta frase nas entrelinhas de uma cena de Orgulho e Preconceito. O filme adaptado da obra homônima de Jane Austen é o típico romance que faz as mocinhas suspirarem, mas sua história também aprecia problemas enfrentados pela sociedade.

Como criar cinco filhas, na Inglaterra Georgiana com pouco dinheiro sem pensar em empurrá-las para o casamento? A Sr. Bennet (Brenda Blethyn) é a pura demonstração deste reflexo que no filme torna-se extremamente engraçado. Com a chegada de um rapaz solteiro e rico ao condado, cabe a ela tentar com todas as forças casar Jane (Rosamund Pike), sua filha mais bela. Porém no primeiro baile do filme percebe-se logo que o mundo de Orgulho e Preconceito não gira em torno da bela Jane ou do pretendente ruivíssimo Mr. Bingley (Simon Woods). O casal por quem o público feminino suspira é formado pela “tolerável” Elizabeth Bennet (Keira Knightley) e o lindíssimo Mr. Darcy (Mattthew Macfadyen).

Todo um romance se desenrola entre o primeiro casal, enquanto os protagonistas trocam “gentilezas” (para não dizer patadas), durante quase toda a película.Depois de alguns mal-entendidos, Elizabeth passa a odiar Mr. Darcy, jurando nunca dançar, quanto mais se envolver com o rapaz.

Darcy começa a lutar contra seus preconceitos e os da sociedade que os rodeiam, para poder viver uma história de amor com Lizzie. Aí encontro a cena que descrevo no primeiro parágrafo. Numa tarde de chuva o casal se encontra e ele resolve se declarar. Mas ao dizer que estar negando os seus princípios e esquecendo a origem pobre da moça, Darcy joga suas últimas esperanças fora. Seria a mesma coisa de fazer uma serenata com o hit do forró Você Não Vale Nada, Mas Eu Gosto de Você, nos dias de hoje.

Com uma fotografia patriótica com a Inglaterra, mostrando planos belíssimos. Figurinos de época que mesclam entre a simplicidade da família Bennet e o luxo da Srta. Bingley (Kelly Reilly) e de Lady Catherine, numa célebre participação de Jude Dench. A história de Jane Austen é realizada de forma encantadora pelo diretor Joe Wright. Claro que, pessoas anti-romanticas dormiriam durante sua exibição, pois o filme é longo e as grandes emoções demoram a acontecer.

Mas a grande história deste filme são os dilemas da convivência em sociedade. Classe social, idade, honra, valores que podem mudar a existência de uma pessoa. Ao entender as verdades de uma pessoa passa-se a se colocar em seu lugar e aceitar sua companhia. Depois de muitas brigas, regadas pelo orgulho dos dois personagens, Elizabeth e Mr. Darcy encontram seu final feliz.

Mas quem realmente se saiu feliz nesta história foi a Sr. Bennet. Ao empurrar Jane para o matrimônio levou junto mais duas filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário