sexta-feira, 30 de novembro de 2007

"Viva a futilidade!" por Roberta Dornelas


Uma loira, bela , glamourosa e ingênua prostituta de luxo, vivida por Marilyn Monroe. Essa é a personagem principal do filme Bonequinha de Luxo que passava na mente de Truman Capote. Ao escrever o romance Ao Começo do Dia, em 1958, Capote tinha uma idéia precisa de como aquela novela poderia ser adaptada ao cinema. Alguns anos mais tarde, porém, a Paramount adquiriu os direitos para filmar a obra e a escolhida foi a jovem e menos famosa Audrey Hepburn.

Bonequinha de Luxo (1961) conta a história de Holly Golightly, moça que ganha a vida sendo acompanhante de homens ricos e vive com a esperança de que possa encontrar, entre eles, seu futuro marido milionário. Holly é uma jovem bem amalucada que possui um apartamento bagunçado, um gato sem nome e tem como hobby tomar café da manhã admirando as peças da joalheria Tiffany’s. Certo dia, um novo vizinho aparece em seu prédio. Era Paul Varjak, escritor que possui apenas uma obra e que tem como fonte de renda uma rica senhora casada, a quem “acompanha”. Holly e Paul começam como amigos, mas logo se apaixonam e ela tem que tomar uma difícil decisão: ficar com o pobre homem que ama ou continuar em busca de um marido rico.
A estranha escolha de Audrey Hepburn para o papel de Holly Golightly não podia ser mais acertada. Todos viam em Audrey apenas uma moça esguia de rosto angelical. Até a própria Audrey tinha suas dúvidas quanto ao papel. “Eu não tinha nada a ver com ela, mas eu sentia que podia interpreter Holly. Eu sabia que o papal seria um desafio, mas queria de qualquer forma. Sempre me pergunto se me arrisquei demais.” disse Audrey. O diretor Blake Edwards, no entanto, conseguiu extrair da atriz uma personagem inigualável. Ao final do filme, é preciso parar e pensar bem para lembrar que Holly é, na verdade, uma prostituta. O look cheio de glamour e, ao mesmo tempo, de inocência de Audrey transformou a personagem de Truman Capote numa verdadeira princesa.
Uma curiosidade desse filme é a parceria de Audrey Hepburn com o estilista Hubert de Givenchy, iniciada em 1954 durante as filmagens de Sabrina, do diretor Billy Wilder. O engraçado é que, para Givenchy, tudo começou com uma pequena decepção. Foi dito que a “Srta.Hepburn” viria vê-lo e ele esperava encontrar a famosa, ganhadora de vários Oscars, Katharine Hepburn. Após a decepção, porém, Givenchy encontrou em Audrey a musa perfeita, e a parceria entre os dois durou até o fim da vida da atriz. O trabalho do estilista em Bonequinha de Luxo ficou famoso. Mesmo que não se saiba que é de Givenchy, mesmo que nunca se tenha visto o filme, não há quem não conheça o pretinho básico e a elegância do visual de Holly Golightly.

Capote pode não ter achado que o filme fez jus ao seu romance. Bonequinha de Luxo é, porém, um filme adorado por milhares de pessoas. Talvez por ser desprovido de segundas intenções, cenas chocantes, conteúdo político ou dramas profundos. É uma verdadeira “ode à futilidade”, uma obra cheia de humor. Um humor que chega a ser bobo, como é o caso do personagem Sr.Yunioshi, um vizinho a quem Holly vive importunando para abrir a porta, pois ela sempre perde suas chaves. É, sim, um filme fútil e bobo. Ainda assim, um filme que diverte, que ditou modas que duram até hoje e que fez de Audrey Hepburn uma atriz inesquecível. Afinal, quem poderia, hoje, imaginar Marilyn Monroe interpretando nossa adorável bonequinha de luxo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário