domingo, 1 de abril de 2012
"Os 39 degraus", por Marcelo Agra
Em Os 39 degraus (The 39 Steps - 1935) Hitchcock faz uma adaptação livre da obra homônima do autor escocês, John Buchan, que já teve diversas adaptações para cinema, rádio, TV e teatro. O diretor sentiu-se a vontade a ponto de modificar acontecimentos e criar personagens para o filme que não existiam no livro como o Mr. Memory. Todas essas modificações são, sem dúvida, responsáveis pela marca de autor, que, embora prematuras, podemos observar em Hitchcock. Nessa que é uma das primeiras obras do gênio, identificamos várias das características que o consagrariam anos mais tarde: um inocente injustiçado vivendo situações surpreendentes, cenas dotadas de erotismo - delicadamente trabalhadas – e o conceito de ‘MacGuffin’, usado pela primeira vez nessa obra.
O filme conta a história de Richard Hannay (Robert Donat), um simpático cidadão passando férias em Londres, e que é envolvido sem querer num caso de perseguição e espionagem bem ao estilo de Hitchcock. Hannay vai assisti à apresentação de um homem com a capacidade de decorar uma enorme quantidade de informação, o Mr. Memory. Durante esse evento acontece um tiroteio e então Hannay conhece uma mulher misteriosa que lhe pede abrigo. Logo ela conta que é uma espiã e que está sendo perseguida por dois agentes estrangeiros que pretendem matá-la. Ele não a leva muito a sério, até que ela aparece na sua cama com uma faca enfiada nas costas. Sentindo-se sem saída ele decide fazer o trajeto que a sua hospede planejara e ruma para Escócia, a fim de se proteger da polícia local, que o julgava um assassino e movido pela instigante história que agora sabia ser real.
Nesse caminho a personagem se envolve em várias aventuras, sendo obrigado a fugir diversas vezes, num das quais ele acaba conhecendo e envolvendo a jovem Pamela (Madeleine Carroll) nessa confusão. A partir desse encontro e do que se sucede percebemos que os dois flertam em meio as aventuras, bastante divertido suavizando o clima de suspense. O jogo de gato e rato se intensifica, agora com o casal vivendo as aventuras juntos, até o desdobramento final.
Os 39 degraus é um filme de suspense, com um roteiro cheio de reviravoltas que prende a atenção do público a cada fuga do protagonista ou até mesmo nas discussões entre o casal. O elenco apresenta grandes interpretações, com ênfase para as atuações de Robert Donat e Madeleine Carroll, que aparecem perfeitos nos seus papéis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário