sábado, 9 de agosto de 2014

"Beau Travail", por Max Roger




Escrever sobre esse filme foi algo difícil pra mim, preciso confessar. Resolvi escolher uma palavra como ponto de partida. Escolhi hipnose. Sim, esse é um filme altamente hipnótico. Suas imagens repetidas, como a s cenas na danceteria que se reproduzem como uma rotina, e é uma rotina, ou sua palheta de cores, em quase todo o filme reduzida, tomaram meus olhos. Roubaram meus olhos. Beau travail.  

Assim como a sequência de ir e vir de um pêndulo usado pelos hipnotizadores, Claire Denis tem como seu pêndulo os corpos masculinos, belos rapazes em diversos momentos de alta coreografia teatralizada. Não é teatro, é coisa séria, é treinamento de soldados da Legião Francesa na costa africana. Mas ainda assim é teatral. Como todo bom ato teatral tem seu figurino com aqueles soldados não é diferente. Estar uniformizado, inclusive nos momentos de diversão, com vincos perfeitos faz parte do show assistido por todos aqueles nativos e nativas com seus enormes olhos fixos. 

A coreografia é constante. Ela é sonora na música em coro, ela é quase imóvel num momento de energização do corpo pelo sol africano (era isso mesmo que estavam fazendo?), ela é performaticamente mística num ritual de corpos carregando corpos nas ruas da periferia local ou numa cerimonia fúnebre, ela é dançante em um treinamento de luta corporal e ela chega ao seu ápice sendo um fluido ballet aquático.

Uma aura perturbadora de erotismo ronda aqueles homens. O que lhes excita é também seus demônios. O gozo contido, reprimido, auto-policiado, silenciado por uma bala. Uma dúvida é muito gritante: estaria Galoup hipnotizado ao dançar “Rhythm of the Night” de uma maneira enérgica como aquela ou estaria ele auto-hipnotizado em seu ambiente de trabalho, fingindo ser um soldado padrão (entenda-se heterossexual como componente marcante desse padrão) como o membro de uma plateia que ridiculamente acha ser uma galinha num desses espetáculos de hipnose?

Nenhum comentário:

Postar um comentário