Gigi, a exemplo
de outros grandes filmes clássicos, é resultado da combinação simples de
elementos como uma história de amor numa bela e artificial Paris, vista através
dos olhos de Vincente Minnelli, diretor considerado um dos maiores expoentes do
musical moderno, e da MGM, no seu ultimo grande filme da era de ouro dos
musicais.
A história se passa na Paris na virada do século XX, na
qual Honoré Lachaille (Maurice Chevalier), membro da alta sociedade parisiense
desfruta da vida como bem entende, assim como seu sobrinho Gaston Lachaille (Louis
Jourdan) jovem rico e famoso que se encontra entediado com sua vida e com o que
a sociedade espera dele. Tem, em seus momentos de fuga, a satisfação em
frequentar a casa de Madame Alvarez (Hermione Gingold), uma senhora de passado
glorioso que mora com a filha, uma cantora decadente e sua neta Gigi (Leslie
Caron), uma adolescente inteligente e desinibida.
Gaston e Gigi se conhecem desde muito jovens, tendo
Gaston acompanhado todo o desenvolvimento e transformação de Gigi de garotinha
para uma jovem mulher, que, com sua jovialidade encanta o rapaz. Gigi é uma
história de amor moldada no estilo dos contos de fada. Uma Cinderela que ao ser
notada pelo príncipe, a persegue até que a torne sua esposa, não se importando
com sua posição social. Mas o filme certamente vai muito além.
O ator francês Maurice Chevalier desempenha o novelesco
papel de narrador participante no musical de Minnelli. Tem como papel nos
localizar no tempo da ação e lança o mote para o filme: "Thank heaven for
little girls!" (Obrigado aos Céus pelas Menininhas), que identifica seu
espírito namoradeiro, espírito esse que, a partir dali, se estende ao resto do
filme. A canção abre espaço para uma corrente interpretativa carregada com um
quê de pedofilia; o apreço pelas moças muito jovens soa estranho aos dias
atuais, porém compreensível na época retratada no longa.
Nota-se em Gigi, o tratamento dos cavalheiros franceses
destinado às damas de classe inferior e o que era esperado destas socialmente.
Enquanto que para a burguesia, a dama deveria preocupar-se em ser culta e
distinta a fim de casar-se bem, a de classe menos favorecida devia fazer o
mesmo, só que o objetivo era o de se tornar amante e ser protegida
economicamente pelos ricos cavalheiros.
O papel da mulher é retratado de modo divertido, porém
sutil. O suicídio da amante é tratado com descaso; o tratamento que as mulheres
dão umas às outras e a ambição de conseguir a graça de um rico e o medo de
perdê-lo para outra também são pouco explorados, se sobrepondo a preocupação
com a vaidade e o luxo.
O filme retrata a transformação da protagonista de menina
para mulher, desde aulas de etiqueta que toma com a sua Tia Alicia até seu
casamento. Além de uma história sobre o desenvolvimento de um personagem e que
obedece a clássica curva dramática, o musical também valoriza os protagonistas
como indivíduos singulares dentro do meio onde vivem. Apesar de rico e famoso,
Gaston se entedia com a vida que tem, e Gigi, apesar de pobre não sucumbe ao
comportamento habitual de moças da sua idade de casar-se por dinheiro, mesmo
que incentivada por sua Tia para esse fim.
A moça Gigi vai de contraponto às demais personagens, com
ares de uma independência e do feminismo que estava nascendo naquele começo de
século. Ao recusar a proposta de Gaston, a garota manifesta não se contentar
apenas em ser amante, tem ambição e dignidade diferente e à frente daquelas de
seu círculo social, no entanto a espontaneidade e perspicácia da personagem, à
esta altura, já tem perdido força.
A marca típica do estilo de Minelli se faz clara no
filme. O grande reconhecimento da fotografia, figurino e da direção de arte do
filme se devem à experiência e ao conhecimento previamente adquirido por
Minelli, que já havia trabalhado como cenógrafo e figurinista.
A Direção de Arte dialoga com o Vulgar em vários pontos
do filme sem se apropriar dele como elemento estético. Os figurinos sempre
coloridos e ricos, vão além de vestimentas de época e dialogam com a
personalidade dos personagens, inclusive a mudança da Gigi adolescente para uma
jovem mulher se dá mais evidentemente pela mudança do seu figurino, que dialoga
até com a trilha sonora em alguns momentos, como na canção "She Is Not
Thinking of Me" ou "She's So Gay Tonight". A Cenografia Art
Nouveau traz sua expressão mais significativa no design dos móveis e na
arquitetura dos ambientes internos, em especial o apartamento de Honoré
Lachaille.
Como musical, as sequências musicais são alegres,
coloridas e dançantes. Embora longe de filmes muito mais performáticos como Cantando na Chuva e Roda da Fortuna, no qual as sequencias musicais são muito mais
elaboradas, Gigi vem com uma proposta diferente quando traz as performances
musicais para o cotidiano das personagens, sem perder a essência de sua
estética Gigi impõe sua marca da história do cinema para ser sempre um clássico.
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