terça-feira, 3 de abril de 2012

"O rio sagrado", por Matheus Espíndola




O Rio Sagrado, de Jean Renoir, é um filme de 1949, estrelado por Patricia Walters, Thomas E. Breen e Esmond Knight. O filme se passa na Índia, e tem como foco narrativo a jovem Harriet, que vive com sua família às margens do rio Ganges, e de suas amigas Valerie e Melanie, as três sobrevivendo às atribulações da juventude enquanto tentam compreender os grandes mistérios da vida.

É um filme sobre a infância, sobre crescimento e transformação. Harriet gozava do paraíso idílico das crianças, estando debaixo da luz amena da ingenuidade, até a chegada do capitão John, quando surge a paixão, e com ela todas suas dores e desapontamentos. Podemos perceber a dor dessa perda nas lágrimas de Valerie, que chorava não pela partida do capitão, mas pela atemporalidade que partia junto com ele.

Apesar das atuações afetadas e muitas vezes nonsense, típicas da época, alguns personagens ainda conseguem transmitir sua complexidade alegórica: o capitão John, reflexo do pós-guerra, tentando encontrar algum tipo de equilíbrio, sentindo-se estrangeiro até para si mesmo; e Melanie, exilada de sua identidade cultural, perdida em sua herança familiar. Curioso como esses dois personagens se conectam exatamente por esse lado mais complicado, mais profundo, diferente da relação física com Valerie, e da relação doce e pueril com Harriet.

Interessante como o filme consegue ser bastante clássico em alguns quesitos, como na atuação e na cenografia, mas ainda assim construir uma narrativa bastante metafórica e, inusitadamente, um pouco avant-garde: temos o rio, como grande símbolo da vida, temos a dualidade morte-renascimento, repetida inúmeras vezes, desde o processo de perda da infância, até a morte de Bogey e o conseguinte nascimento do bebê, e finalmente temos a Índia, que preenche os espaços vazios com suas tradições, e confunde as estória dos personagens com sua filosfia milenar.

De fato, o filme é uma verdadeira homenagem à cultura indiana, e como muito da cultura hindu, faz-se necessário que se sinta mais que racionalize: deve-se sentir o calor das matas, os passos dançantes de Radha, as luzes de Diwali, a imensidão do rio que abarca a própria vida, pois só na exaltação da imagem é que se entende o quão poética a narrativa pode se tornar, pois Harriet mesma afirma que a pessoa sábia que compreendia os mistérios da morte era a pequena Victoria, que pertencendo ainda ao universo pré-racional dos bebês, entendia melhor os paradoxos da filosofia indiana.

E, enfim, nada melhor para entender o filme do que o rio. O rio que unifica, que une todas as crenças, todas as classes. O mesmo rio que as pessoas imploram por bençãos é o mesmo que Harriet escolhe para se matar. O rio é quem ensina que a vida segue em frente, e que vida e morte são apenas duas facetas desse processo. É o rio pelo qual Harriet é apaixonada, e que se torna seu instrumento para entender a existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário