domingo, 1 de abril de 2012

"pacto de sangue", por Guilherme Cavalcante


Como sabemos, muitos cineastas europeus migraram para os Estados Unidos devido aos conflitos entre os países em épocas de guerras. Um dos mais conhecidos é o austríaco Billy Wilder, que construiu uma carreira sólida no mercado norte-americano e é bastante reverenciado até hoje. Em 1944 ele dirigiu Double Indemnity, lançado no Brasil com o título Pacto de Sangue. Justamente na década áurea do film noir, Wilder realizou um dos grandes clássicos do gênero.

Na trama do filme, o vendedor de seguros Walter Neff (Fred MacMurray) é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma mulher atraente e manipuladora, a matar seu marido simulando um acidente para enganar a polícia e assim conseguir colocar as mãos no dinheiro do seguro da vida, que no caso seria pago em dobro (100 mil dólares). Roteiro adaptado de um romance policial, o clima de suspense e mistério é crescente durante a narrativa, uma característica marcante do noir, além do visual sombrio e noturno, do uso do alto contraste, dos arquétipos usuais presentes em enredos do gênero.

Barbara Stanwyck, no papel de Phyllis, revela-se a perfeita encarnação da femme fatale, unindo ao mesmo tempo a personalidade apaixonada e fria dessa mulher disposta a cometer um crime. MacMurray dá um ar meio cafajeste ao vendedor de seguros que acaba se apaixonando por essa mulher. Como sempre nessas narrativas, o roteiro é cheio de reviravoltas e os fatos que vão acontecendo durante o filme surpreendem o espectador, atingindo o ápice no desfecho.

Inspirados na tendência visual do expressionismo alemão, diretores como Wilder trouxeram essa técnica para a América e aplicaram o visual em seus filmes. Isso contribui diretamente para o desenvolvimento da narrativa de suspense dos filmes noir. Os elementos do filme estão todos em sincronia, nota-se pelo desempenho dos atores principais e também dos coadjuvantes, como a filha do marido de Phyllis, que é peça chave no decorrer do enredo e tem grande importância nos momentos finais.

Pacto de Sangue é um clássico definitivo do noir. Reúne qualidade estética e narrativa extremamente condizentes com a proposta dos filmes dessa época. Wilder marcou época do cinema de gênero americano com seu filme, reverenciado até hoje pelos cinéfilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário