terça-feira, 3 de abril de 2012

"Short Cuts", por Pedro Ivo Albuquerque Costa


Em Short Cuts – Cenas da Vida (1993), Robert Altman consegue dar o melhor acabamento de sua obra até ali. Altman já havia demonstrado ser um diretor simpático ao estilo narrativo fragmentado, mas Short Cuts é sua obra mais bem acabada e o ápice de sua carreira.

Sem apelar para o sentimentalismo barato, Robert Altman e o co-roteirista Frank Barhydt, a partir de contos de Raymond Carver, constroem uma narrativa brilhante, mostrando que se pode fazer um filme longo sem ser cansativo, ainda mais sem apelos dramáticos típicos de filmes hollywoodianos. A abordagem narrativa é ágil e muito bem montada, sem a “epilepsia” e afetação comuns a muitos filmes de ação recentes, por exemplo. Mesmo com tanta complexidade e dificuldade num trabalho de tal porte, o roteiro é obsessivamente coeso e coerente, de atordoar os espectadores.

Tendo como marco inicial e final acontecimentos naturais (não se sabe ao certo a intenção de Altman com isso), essa obra-prima trata de forma tranquila e sem excessos a banalidade e melancolia no cotidiano de diversos e numerosas personagens em Los Angeles, abordando acontecimentos comuns a toda megalópole. Tais personagens têm um papel flutuante durante a trama, alternando-se na qualidade de protagonistas e coadjuvantes sem, no conjunto da obra, algum ganhar mais destaque do que o outro. De alguma forma, as histórias das personagens se entrelaçam e um, normalmente sem saber, acaba interferindo na vida do outro. São pessoas doentias, depressivas e problemáticas em geral (assim como no cotidiano), de diversas classes sociais e áreas de atuação. Essas pessoas costumam tratar seus problemas como a maioria das pessoas na vida real o faz: por meio da inércia. Fugindo e procrastinando-os.

Short Cuts é um filme tão marcante que influenciou diversas obras posteriores, como o muito bom Magnólia, de Paul Thomas Anderson, e o recente e medíocre Crash – No Limite, de Paul Haggis. Influenciou também em diversos elementos que se tornaram clichês posteriormente, como a presença de um policial e de um âncora de TV. Short Cuts se trata de um filme simplesmente genial, que já marcou a história do cinema mundial e mostrou que em Hollywood há espaço para obras que desafiem a ortodoxia e incipiência que se depreende da maioria de suas produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário