sábado, 29 de maio de 2010

"Um conto de Cantuária: resgatando valores morais e religiosos diante do contexto da II Guerra Mundial. " por Milena Wanderley



Em épocas de caos as sociedades sempre tendem a repensar seus valores e sua identidade. E quando pensa-se nos períodos das duas grande guerras mundiais, pode-se perceber claramente nas produções científicas e artísticas as mudanças de perspectiva diante dos processos de re significação das realidades envolvidas em tais processos; o fato é que a guerra mexe com as estruturas culturais das sociedades e levando em consideração este fato é que iniciar-se-á uma breve análise do filme “A Canterburry Tale” ou “Um conto de Cantuária”, escrito, produzido e dirigido por Michael Powell e Emeric Pressburguer em 1944.

A narrativa é iniciada por um trecho do prólogo da Obra literária “Contos de Canteburry” na intenção de situar o expectador na representatividade que o lugar tinha na idade média, em que peregrinos seguiam para a Catedral de Cantuária, fundada por Santo Agostinho na época da Roma católica, sede do Arcebispo de Cantuária1 e símbolo da fé e da tradição anglicana após a reforma religiosa inglesa. A referência à obra literária citada se dá apenas como introdução ao local e à cultura de peregrinação que há naquela área, pois o enredo tratará da discussão de valores tradicionais ratificando a manutenção dos mesmos diante das mudanças sociais promovidas pela guerra e consequentemente pela presença de soldados estrangeiros em cidades pequenas do interior da Inglaterra.

Em uma cidade próxima a Cantuária, Chillingbourne, chegam três jovens, dois militares, e uma moça; um deles, Bob Johnson, sargento americano, desce nesta cidade por engano e é orientado por um funcionário da estação de trem a ficar nela e acompanhar a jovem até a prefeitura onde ela seria encaminhada ao serviço em uma fazenda ao qual ela havia sido recomendada, ele a acompanha junto com o outro sargento, Peter Gibbs, que se destinava a tal lugarejo. A energia elétrica ainda não havia chegado naquele lugar, por isso tudo ela muito escuro e eles só contavam com a ajuda de pequenas lanternas para iluminar o caminho. Logo após eles descerem as escadas da estação, a moça é atacada por um misterioso homem que vestia roupa de soldado, ela não sofre nenhum tipo de violência a não ser pelo punhado de cola que o “militar” ,até então, sem identidade colocara no seu cabelo. Ela, Alison Smith, e os soldados que a acompanhavam só perceberam tal fato quando entraram na prefeitura, onde funcionários jogavam baralho para passar o tempo; daí se desenrola o enredo em busca da identidade do “homem da cola” que já havia atacado outras mulheres antes desta.

A trama de Powell e Pressburguer traz reflexões acerca de valores que são mantidos a todo custo pelo Juiz da cidade, Sr. Colpeper, homem austero e controlador que dirige a cidade procurando manter as regras e os valores que eram vigentes antes da guerra. O Sr. Colpeper é a personificação da resistência diante da inversão de valores promovidos pela guerra no velho mundo.

As referências a uma manutenção da identidade tradicional inglesa não são poucas; e o sargento americano também é colocado na trama como o colonizado que resguarda algumas das virtudes essenciais ao “homem honrado” inglês, como a gentileza, a perspicácia e, acima de tudo, o respeito; nesta perspectiva, os militares, assim como o juiz, aparecem transfigurados em cavaleiros medievais, virtuosos e desprovidos dos vícios da guerra, porque embora os dois sargentos tenham vivenciado os horrores da guerra, não há menção a traumas nem a atitudes que firam a “imagem” de virtude construída pelos autores neste filme que é um dos exemplares de tantos outros que trabalham para a construção de uma narrativa da nação. A impressão é que o militar americano aparece na narrativa apenas com a intenção de comparação e justificativa para a cooperação entre as duas nações no período das guerras; é como se o inglês quisesse provar pra si mesmo que os americano era como ele não só pelo fator da colonização, mas pela grandiosidade da duas nações, afinal a colonização inglesa foi um modelo que mais deu certo nas Américas.

Quanto mais o inglês pudesse justificar e enaltecer seus atributos culturais ele o ia fazer. No período de guerras não perdem-se apenas homens, uma parte da identidade cultural da nação é manchada pelos horrores e a situação de caos é sempre instalada, principalmente nos centros urbanos. Um novo tipo de fugere urbem2 é trabalhado em Um conto de Cantuária, o homem agora prefere prefere a calma do campo à agitação das cidades e isso é significado no filme pelo fato de dois dos personagens principais terem saído de Londres em busca de paisagens mais amenas. Além deste fato, a fotografia do filme presou pelas imagens bucólicas dos vastos campos ingleses em que se peregrinava e se admirava as paisagens , como na cena em que Alison e o Srº Colpeper se encontram no alto da colina a admirar também a Catedral de Cantuária vista ao fundo; na mesma cena os dois sargentos, que não veem os outros dois personagens porque eles haviam se escondido, comentam sobre a caminhada até o alto da colina, valer a pena, diante da paisagem que se poderia admirar, neste momento há uma outra comparação entre a paisagem americana e a inglesa, dando-se ênfase ao que se via ao fundo: A catedral de Cantuária.

A catedral é comentada durante todo o filme, e se levarmos em consideração que ela é hoje a sede do anglicanismo no mundo, é também neste filme valorizada a religiosidade inglesa. O anglicanismo, por ser fruto do período de reforma, é um importante componente da identidade cultura inglesa assim como é a monarquia, pois a igreja católica da Inglaterra, por muito tempo, esteve separada de Roma por questões geográficas e depois, com a reforma, só foi legitimado o que era fato; é como se a conquista de tal independência religiosa fizesse do anglicanismo fizesse do inglês um cristão formado de acordo com sua próprias bases culturais, observado no fato, por exemplo, da cultura cristã britânica ter assimilado muitos elementos simbólicos da cultura celta, como a cruz com uma esfera vazada no meio.

O questionamento principal do filme gira em torno de que ações são válidas quando se trata da manutenção das tradições e valores morais que constituem a cultura britânica. Durante e viagem a Cantuária, já no final do filme, os personagens comentam sobre a re significação de valores como fidelidade3 no contexto da guerra, e o Juiz, agora acusado de ser responsável pelos ataques feitos às mulheres de Chillingbourne, apresenta a justificativa de que ele cometia os atentados vestido de soldados para que as mulheres do vilarejo tivessem medo dos militares evitando que se aproximassem deles para que fosse resguardada a honra de ambos: do soldado e da mulher, por isso, após às 11h30 da noite ele fazia uma ronda pela cidade e colocava cola no cabelo das jovens; ele não as machucava, mas as traumatizava. A dualidade do juiz faz o espectador questionar se as ações dele são realmente válidas diante do argumento de que as mulheres não sofriam nenhum tipo de violência física, tal fato é perceptível na narrativa pela docilidade do Srº Colpeper, colocado como vilão e reconstruído como mocinho no final da trama. A última cena do filme também faz referência à modernização e forte urbanização da cidade; ao contemplar uma paisagem de casas destruídas e terrenos a venda em Cantuária, Alison parece desolada, como se seus sonhos bucólicos estivessem sendo destruídos em face a paisagem caótica que se coloca diante dos seus olhos. Tal cena nos remete à infalibilidade do progresso no pós guerra, a reconstrução de cidades leva a construção de outras cidades, e Cantuária, uma pacata cidade de tradição religiosa, famosa por acolher peregrinos, já não é tão pacata assim, como vemos no momento em que a banda do exercito com toda sua fanfarra entra na catedral em que antes só ouviam-se sinos e órgão.

A intenção metafórica de um conto re-estrutura significados e traz a uma sociedade sempre um novo ângulo diante do que é perceptível aos sentidos. Assim, a águia que se transforma em avião de guerra, as carroças que se são substituídas por tanques, e as crianças que encenam o contexto de guerra nos traz olhares diante de fatos que passam desapercebidos quando as prioridades são outras, O cinema, assim como as outras artes, esteve engajado em levantar questionamentos que desvelassem os impactos sociais e culturais causados pelas guerras, quer seja na idealização de um mundo perfeito, quer seja na captura e popularização de imagens chocantes, o fato é que tal filme, mesmo tendo intenção mercadológica e , as vezes, alienadora, faz-nos repensar até onde chegaremos em nome do poder e até quando passaremos cegos diante das lacunas construídas pela própria humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário