sábado, 14 de fevereiro de 2015

"O mensageiro", por Hugo Nogueira



Vítima do macarthismo nos Estados Unidos, impedido de trabalhar em Hollywood, Joseph Losey refugia-se no Europa. Entre os filmes realizados nessa fase europeia, encontramos o “O Mensageiro”, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1970. Ambientado numa propriedade rural de uma família aristocrática do Reino Unido, o filme traz a história de um garoto, Leo Colston (Dominic Guard), convidado passar suas férias de verão com seu amigo.

A narrativa desenvolve-se primordialmente na infância de Leo, alternando com cenas dele adulto. Isso não fica claro inicialmente. Vemos apenas a silhueta de um adulto em cenas que a princípio não conversam com a trama principal. Mais tarde é evidenciado que se trata de Leo mais velho (Michael Redgrave) a visitar Lady Trimingham, também envelhecida (Julie Christie). Ou seja, apenas ao final do filme descobrimos que ele se passa todo num flash back de reminiscências.

Ao observar as memórias de Leo, narradas na tela, acompanhamos o garoto num ambiente quase hostil. No desenvolvimento do filme, vemos o garoto envolver-se num conflito amoroso entre a Lady Trimingham, Ted (Alan Bates) e Hugh Trimingham (Edward Fox). Leo está de férias nessa casa de campo da família de seu amigo e se vê deslocado socialmente. Pela sucessão de eventos, como quando ele é questionado quanto às suas roupas serem inadequadas para o verão, vemos certo desdém de classe. Rodeado dessa nobreza esnobe, o garoto passa quase inocente, por sucessivas cenas de constrangimento.

Percebemos que ele era quase que usado como motivo de divertimento entre seus anfitriões. Quando seu amigo fica doente, Leo, passa a vagar pelas pelos campos nos arredores da casa. Assim, ele vai parar na fazenda de Ted, vizinho mais pobre  que possui uma relação secreta com a Lady Trimingham. Dessa forma, ele acaba se tornando o mensageiro entre os dois, levando e trazendo cartas secretas. Enredado e de certa forma seduzido pela personagem de Julie Christie, o garoto torna-se joguete nessa trama amorosa. Envolvendo-se nos conflitos que permeiam a família que o acolhe. Dessa forma, através dos olhos do garoto, acabamos por ver um desenho dessa sociedade aristocrática com seus mesquinhos valores.

2 comentários:

  1. Filme maravilhoso!!trilha sonora espetacular!!Gostaria muito de assistir novamente...vezes e vezes ....

    ResponderExcluir
  2. Filme maravilhoso!!trilha sonora espetacular!!Gostaria muito de assistir novamente...vezes e vezes ....

    ResponderExcluir