sábado, 14 de fevereiro de 2015

Recordações da Casa Amarela (Portugal, 1989, dirigido por João César Monteiro), por Carla Bellot




Esta comédia portuguesa conta das palhaçadas de João de Deus (uma versão cinemática do diretor e roteirista João César Monteiro), um magro homem de meia idade que mora numa pensão barata e austera com uma estrita dona. Porém, ele e os outros moradores sempre encontram maneiras a evitar as regras da casa. Eles fumam cigarros contrabandeados e usam a eletricidade da casa sem permissão da dona Violeta. João passa seus dias andando pela cidade de Lisboa, e também observando Julieta, a filha bela da dona. Os acontecimentos do filme são acompanhados pelo diálogo sombrio de João. Coisas acabam mal para ele na pensão, e mais tarde ele é preso para a representação falso de um policial. A prisão é a "casa amarela" que é mencionado no título.

Das suas ações, é claro que João é um oportunista, e não tem vergonha de fazer certas coisas. Um exemplo é quando ele visita a sua mãe idosa para pedir dinheiro; quando fala com ela, parece frio e indiferente às necessidades dela. Também, depois da morte da sua amiga Mimi, uma prostituta brasileira que morava na casa com ele, João invade o quarto dela e rouba uma quantidade de dinheiro que ele encontra lá. Ele não é um homem saudável, pois vai ao médico no início do filme com muitas doenças e reclamações. Ele reclama constantemente para percevejos que poderiam ser um produto da sua imaginação. Há uma vez na qual ele insiste que ele pegou um num pote, mas ninguém mais, não dona Violeta nem a audiência, pode vê-lo. A aparência e a saúde (e provavelmente o estado mental também) de João se deterioram ao longo do filme, e as suas ações e decisões ficam ainda mais estranhas e questionáveis. Logo antes do fim do filme, ele se sente num banco de um parque. Com roupas surradas e uma aparência suja, ele quase parece um mendigo. Durante esta cena, ele conta à audiência que a mãe dele faleceu, porém ele não parece triste ou com remorso.

Julieta, a filha da Dona Violeta, é a joia da vida da sua mãe. Dona Violeta fala sempre da beleza e dos talentos da sua filha, e que ela toca o clarinete na banda policial. A mãe sonha que Julieta se case com um homem rico no futuro, que poderia se beneficiar ela – a mãe -  também. João está obcecado por Julieta, e a observa em momentos privados no quarto dela, e uma vez até bebe a água do banho dela depois que ela saiu do banheiro. Uma vez, ele encontro um pêlo pubiano, e ele o mantém como uma lembrança. Das cenas como assim, a audiência não pode deixar de pensar que João tem as caraterísticas de um “dirty old man”. Há muitas tentativas desajeitadas de seduzir a Julieta, que são quase dolorosas de assistir. No entanto, ele consegue pegá-la no final, e dorme com ela brevemente.

Na minha opinião, uma cena que era bem poderosa foi quando Dona Violeta entra no quarto da Julieta, e encontra João e a filha depois de fazer sexo. Ele joga cédulas de dinheiro (provavelmente os que ele roubou da morta Mimi) em cima do corpo dela, e sai do quarto rapidamente, falando com si mesmo. Violeta diz nada, mas vai mais perto para pegar todo o dinheiro e esconde os cédulas na sua própria camisa. Isto é uma confirmação dos meus pensamentos anteriores que Violeta pensa na sua filha como um fonte de ganhar dinheiro e avanço na sociedade. Após disso, ela corre na rua, acusando João da violação da Julieta, mas os outros moradores apenas riam dela. Talvez elas já sabem de suas intenções de usar a filha para ficar rica, e que Julieta não é tão perfeita como ela aparece.

“Recordações da Casa Amarela” se chama “uma comédia lusitana” nos créditos do início. O enredo do filme e a combinação de personagens interessantes têm potencial para ser engraçado, porém achei que o filme um pouco lento e melancólico, sem muitos elementos de humor. Há muitos espaços de silêncio ao longo do filme, que enfatizam o sentimento de solidão, especialmente com o personagem de João. Os interiores dos edifícios, especialmente o da pensão, são sombrios e sem muita cor ou decoração, e os personagens não parecem ter alegria em muitas coisas.


Quando o filme acaba, não temos certeza do destino do personagem na "casa amarela" com que agora ele está atribuído. O filme é o primeiro de uma trilogia, então nós sabemos que as aventuras de João de Deus vão continuar. Podemos ter a certeza, que ele continuará a sobreviver de sua forma especial, como sempre faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário