quarta-feira, 23 de junho de 2010

"Georgy Girl" (1966), de Silvio Narizzano, por Juliana Ribeiro



Georgina, ou Georgy, tem 22 anos e simplesmente não se adequa às mudanças que acontecem na cidade de Londres durante a década de 60. Aos olhos de Georgy os novos costumes ferem à moral, o que certamente reflete o olhar daqueles mais apegados e nacionalistas. Georgy em nada se encaixa, seu cabelo, suas roupas, seu jeito de andar e de se expressar refletem o passado, enquanto todos os outros personagens, bem à frente, não cessam em repreendê-la.

O filme de 1966 se encaixa perfeitamente no período da Swinging London, aliás é um retrato das mudanças da época. O uso da música pop (principalmente na cena inicial com a música Georgy Girl dos The Seekers, que foi sucesso da época) numa trilha sonora bem planejada e envolvente, que mantém uma unidade durante todo o filme, e transporta o espectador para aquela época de transição, é uma das características mais marcantes.

Georgy é uma jovem trabalhadora e de boa educação que se recusa a mudar seus hábitos para agradar aos outros. Uma da cenas mais inquietantes, em que se pode comprovar o temperamento da personagem, é uma em que ela resolve agradar sua família se vestindo de uma maneira provocante e consegue enfim arrancar aplausos de uma platéia que finalmente se agrada da aparência e das atitudes de Georgy. O maior absurdo, porém, é quando o pai de Georgy a incentiva a ganhar dinheiro de um homem mais velho em troca de ser uma éspecie de prostituta de luxo, o que ela obviamente não aceita.

Georgy é uma personagem conflitante, ela não quer mudar e ao mesmo tempo as repreensões que faz são muito delicadas para serem ouvidas. Sua amiga Meredith, com quem divide a casa, mais se aproveita de sua presença do que de sua amizade. Ao mesmo tempo que Georgy não acha normal a forma como a amiga encara a vida, ela de certa forma à encoraja a continuar as noites de farra, e os inúmeros namorados.

O final desse filme é extremamente curioso, apesar de se sentir desde o início do filme que ele seria favorável à personagem, é intrigante como a vida ao redor de Geogy vai se moldando à ela. Apesar da certeza de que Georgy não iria mudar suas atitudes é interessante como os dois mundos se mesclam sem haver, no final das contas, grandes problemas, até por que Georgy é mais uma daquelas personagens inabaláveis, que se contetam com a felicidade alheia (exemplo significante é a cena logo após o parto de Meredith, em que Georgy trata o bebê como sendo seu). Bem, se o mundo se adequa a Swinging London, as Georgys também.

Um comentário:

  1. A atriz que protagonizou Georgy Girl, Lynn Redgrave, faleceu no dia 02 de maio de 2010.

    ResponderExcluir