domingo, 30 de novembro de 2008

"Um Gosto de Mel (A Taste of Honey, Tony Richardson, 1961)" por Rafael Reines





O início da década de 60 foi bastante fértil para a “British New Wave”, que teve como principais diretores Tony Richardson, Karel Reisz, John Schlesinger e Lindsay Anderson. O primeiro chegou a ganhar um Oscar em 1963 com Tom Jones, mais suas maiores contribuições para o movimento foram “The Loneliness of the Long Distance Runner” e “Um Gosto de Mel (A Taste of Honey)”, que foi uma perfeita adaptação para as telas da peça de Shelagh Delaney, que também co-escreveu o roteiro junto a Richardson. Um Gosto de Mel foi um divisor de barreiras do cinema britânico, abordando temas inéditos até então, tendo como protagonista uma jovem de classe média baixa, relações inter-racias e um personagem homossexual. Richardson conseguiu organizar todos esses elementos com uma enorme sutileza e sensibilidade, criando uma obra única que marcou completamente não só o cinema britânico, mais que também entrou para a história do cinema.

A solitária Jo (Rita Tushingham), uma adolescente sem nenhuma perspectiva de futuro, vive com uma mãe negligente e alcoólatra, a promiscua Helen (Dora Bryan) que se muda constantemente para não pagar aluguel. Após um rápido romance com o marinheiro negro Jimmy (Paul Danquah), ela fica grávida, enquanto isso, sua mãe está muito ocupada cuidando do seu casamento com o boêmio Peter (Robert Stephens) para lhe dar alguma atenção. Jo decide viver por conta própria, com a ajuda de seu amigo gay Geoff (Murray Melvin) e tenta assim, formar a sua própria versão para uma família feliz.

Todo ambientado na Inglaterra do pós-guerra nos anos 50, a fotografia do filme impressiona pelo seu grau de realismo, o diretor de fotografia Walter Lassally conseguiu reproduzir com um naturalismo impressionante a Manchester do período pós-guerra. Tanto a iluminação natural de Lassally nas externas, como o bom posicionamento de câmera nas cenas internas, capturaram perfeitamente a atmosfera industrial e urbana da época .

Para todos interessados na história do cinema, Um Gosto de Mel de Tony Richardson é um ótimo exemplo da “British New Wave” dos anos 60. Grandes atuações, uma fotografia magnífica e o poder dos diálogos de Delaney, que escreveu toda a obra, todos esses fatores contribuíram para fazer desse filme uma das maiores referências desse cinema.

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