terça-feira, 20 de março de 2007

"Sabor da Melancia" por Tiago Maciel


“O Sabor da Melancia” (The Wayward Cloud ou Tian bian yi duo yun, 2005) é um filme ambientado na cidade de Taipei em Taiwan, que passa por uma grave estiagem, o que faz com que as vendas de melancia aumentem incrivelmente. A jovem Shiang-Chyi (interpretada por Shiang-chyi Chen) volta de uma viagem à França e se reencontra com Hsiao-Kang (Kang-sheng Lee), ex-vendedor de relógios e atual ator pornô.
Um misto de musical, comédia e drama, “O Sabor da Melancia” é um ode à bizarrice. Suas cenas são completamente toscas, assim como as atuações e os figurinos presentes no filme. A cena inicial, por exemplo, mostra como um casal pode exercer sua criatividade na cama com algumas melancias. A parte musical do filme traz um sem-número de coreografias e canções hediondas, enquanto as cenas de sexo (e são várias) são tão reveladoras que chegam a ser quase explícitas.
A história não se sustenta. O espectador não fica interessado em saber o que vai acontecer, não se identifica com os personagens e não se sente atraído para a telona. Nem o diretor, que, supostamente, é o único que tem algum mérito nessa bagunça, consegue salvar o trem descarrilhado que é esse filme.
O “Sabor da Melancia” foi sucesso de crítica e vencedor de vários prêmios, sendo três deles no festival de Berlim, incluindo o Urso de Prata. O que ainda não dá pra entender é o porquê disso. O filme não é bom, os figurinos são toscos, as atuações idem e a história ainda mais. O único prêmio que ele merecia ganhar era o Framboesa de Ouro. E olhe lá.

Um comentário:

  1. teu texto só revela a tua falta de sensibilidade(entenda, percepção além do óbvio)ao cinema, o filme explora várias condiçoes do ser humano moderno e nem para isso tivestes olhar suficientemente inteligente. Sds

    ResponderExcluir